O guia completo para visitar lombok

Lombok foi a primeira paragem da minha lua-de-mel e não podia estar mais contente com a decisão de visitar esta ilha!

Lombok é uma das muitas ilhas do arquipélago da Indonésia e está localizada muito próximo de Bali. Por isso, para quem planeia visitar Bali, recomendo que tirem alguns dias para visitar Lombok!

Neste post vou-vos dar alguns conselhos de como chegar à ilha e falar dos pontos mais interessantes para visitar! Espero que gostem!

COMO CHEGAR A LOMBOK?

Há duas maneiras de chegar a Lombok: ou de avião ou de barco, se bem  que o avião nem sempre é fácil, pois nem todos os voos internacionais vão para a ilha e podem ser necessárias várias escalas!

Para evitar este problema, a ida de barco é uma excelente opção! Além disso, vai ser mais barato e há várias paragens, o que é excelente para quem quer visitar também as ilhas mais pequenas. Por norma, os barcos que fazem a travessia entre Bali e Lombok param nas ilhas Nusa (Penida e Lembongan) e nas ilhas Gili (Meno, Air e Trawangan).

 

Nós optámos pelo barco por não termos voos num horário conveniente e posso dar-vos a opinião sobre os dois tipos de barco, pois usei os dois (um na ida e um no regresso). Os dois barcos que existem são os barcos rápidos e os Ekajaya, que são também barcos rápidos, mas muito maiores e com características diferentes! Explico-vos tudo:

 

  • Barcos rápidos: estes barcos levam-vos até ao vosso destino mais rapidamente (demorámos cerca de 3 horas entre Bali e Lombok) e, por norma, são mais baratos. Contudo, existem algumas coisas a ter em conta, nomeadamente, o facto de estes barcos terem menos organização e menos infraestruturas! Por exemplo, estes barcos não param em portos, mas sim diretamente nas praias e isto significa que terão que se molhar para entrar no barco e para pessoas com muitas malas ou com mobilidade reduzida isto pode ser um desafio! A empresa que usei foi a Fast Scoot Cruises.
  • Barcos Ekajaya: continuam a ser barcos rápidos, mas com mais infraestruturas e maiores. Estes já param em portos, há uma maior ajuda da parte dos funcionários a nível de organização e o barco tem vários andares com bastantes assentos, sendo um barco muito mais confortável. O único senão a considerar é que, mesmo sendo um barco maior, neste barco sente-se muito mais a turbulência. Isto porque este barco vai para águas mais profundas onde as ondas são maiores. Quem sofre de náuseas a andar de barco deve optar pela primeira opção. Para quem preferir este barco, a empresa é esta.
Escolham a opção mais confortável para vocês e não se esqueçam de ver qual é o barco que vos consegue levar mais perto do vosso alojamento, pois existem diversos portos nas mesmas ilhas. No momento da reserva peçam também um transfer para o vosso alojamento para não terem que se preocupar com isso quando chegarem.

VAMOS AO IMPORTANTE...O QUE FAZER EM LOMBOK

 Eu aproveitei a maioria do meu tempo em Lombok para relaxar e para fazer snorkeling, mas existe muito muito mais para se fazer nesta ilha!

 

Guardem alguns dias para subirem ao topo do Monte Rinjani

 

O Rinjani é um vulcão enorme localizado na ilha e é a segunda montanha mais alta da Indonésia atingindo os 3,276 metros de altitude! Se planearem subir até ao seu topo, pelo caminho, vão encontrar zonas de floresta densa e, também, cascatas fantásticas! Além de irem ter a melhor vista de toda a ilha!

Podem subir até ao topo ou podem apenas fazer parte da caminhada. Muitas pessoas optam por ir apenas até ao ponto onde se pode ver o famoso lago Segara Anak, que tem um novo vulcão no meio das suas águas.

Se puderem façam a subida de três dias para que possam ter a experiência completa. Este é considerado um dos melhores roteiros de caminhada do Sudoeste da Ásia!

Aconselho-vos a verem o site oficial para que possam ver todos os locais e os diferentes tipos de roteiro. Existem guias privados ou podem optar por ir com um grupo e ainda podem escolher entre dormir em tendas ao longo do caminho ou irem pernoitando em hotéis. Em qualquer das opções é sempre melhor estarem com uma boa preparação física, pois a caminhada não é fácil.

Eu não pude fazer isto devido a uma lesão, mas espero voltar a Lombok para fazer esta subida!

 

 Explorem as praias cor-de-rosa

 

As praias mais “instagramáveis” devem ser sem dúvida as praias cor-de-rosa da Indonésia! E apesar da praia mais famosa se encontrar na ilha de Komodo, na área de Kuta, em Lombok, encontram também uma! Podem aceder à praia através de barco ou de carro/mota e vale mesmo muito a pena! Eu optei por ir de barco e inserir a paragem nesta praia num dos tours de snorkeling que fiz!

Se quiserem praias de areal branco para passar o dia e relaxar a zona de Kuta tem imensa oferta!

Explorem as ilhas Gili e façam muito snorkeling

 

Gili significa pequena ilha ou pequeno pedaço de terra e existem imensas Gilis ao redor de Lombok! As mais conhecidas são as ilhas Meno, Air e Trawangan e são óptimas para passar alguns dias (podem ler mais sobre estas ilhas neste meu post), mas existem Gilis mais pequenas em Lombok que são perfeitas para dias de snorkeling! As minhas preferidas foram as Gili Layar e Rengit, porque tinham os melhores locais de snorkeling, mas deixo-vos aqui mais algumas:

  • Gili Goleng
  • Gili Asahan
  • Gili Gede
Algumas Gili são tão pequenas e tão próximas umas das outras que até podem fazer um tour de barco e ir parando em todas!

 

Senggigi

Senggigi é o centro da ilha a nível de comércio e de animação. Se quiserem um local para ir a um spa ou ir a restaurantes ou bares este é o lugar certo! Além disso podem visitar a praia e vão ter um dos pôres-do-sol mais bonitos de sempre!

Vão atrás do melhor pôr-do-sol

Estes são os melhores locais para verem o pôr-do-sol:

  • Praia de Senggigi
  • Malimbu Hill
  • Bukit Batu Idung
  • Tanjung Aan

E além de tudo isto não se esqueçam de explorar os arrozais, os mercados e toda a beleza natural da ilha! Lombok é uma ilha excelente tanto como destino de aventura como para quem procura apenas relaxar!

Já visitaram Lombok? Como foi a vossa experiência? Digam-me nos comentários!

Se ainda não visitaram, espero que este post vos tenha deixado com vontade de colocar Lombok na vossa lista!

Da vossa,

Patrícia Mano Ahmad, Travelling to the Green